sexta-feira, maio 04, 2018

ESPIRAL DE TESLA



A Espiral de Tesla é um mapa atribuído a Nikola Tesla, famoso inventor, encontrado em 2015(?) numa loja de antiguidades em Fênix, cidade do estado do Arizona nos Estados Unidos. A espiral oferece um entendimento visual de como todos os números são auto-organizáveis em 12 posições e, a partir desta disposição, permite ver esses números como padrões formando os números compostos,  primos, semiprimos, primos gêmeos, múltiplos, divisores, formação de séries (progressões aritméticas) entre outras particularidades.
Tesla nasceu na aldeia de Smiljan no território hoje pertencente à Croácia, em 10/07/1856 e morreu em 07/01/1943 em Nova York/EUA. Iniciou seus estudos universitários no Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga quando ficou fascinado com eletricidade. A partir daí, iniciou sua carreira como engenheiro eletricista e inventor brilhante na área da eletricidade.
Trabalhou para Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica e defensor do sistema elétrico com corrente contínua. Inventor do sistema com corrente alternada e defensor da maior potencialidade deste sistema em relação ao de corrente contínua, além do melhor custo benefício, Tesla divergiu de Edison e venceu a disputa, pois a corrente alternada, sua criação, era muito melhor. Foram mais de 700 invenções patenteadas entre as quais a lâmpada fluorescente, motor de indução, controle remoto, transmissão via rádio e a famosa bobina de Tesla. Apesar de ser famoso pelas suas invenções no campo da eletricidade e magnetismo, como gênio, trabalhou também em outras áreas, tanto que no seu funeral recebeu homenagens de outros gênios como Einstein. A espiral que leva seu nome é um estudo na área da Teoria dos Números, mas que pode ter aplicabilidade em outros campos.
Abaixo uma apresentação de slides feita para este blog com o objetivo de mostrar as propriedades da espiral, modificada para um mapa com circunferências concêntricas de raios com razão de crescimento 12, tendo também 12 números em cada uma delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário