segunda-feira, maio 21, 2018

ESCADA DE JACÓ E LÂMPADA DE PLASMA 2


Em um post anterior (aqui) apresentei um experimento que demonstrava os fenômenos da Escada de Jacó e da Lâmpada de Plasma, mas a demonstração a partir de uma mesma fonte – a bobina elétrica de automóvel – não era muito prática e didática, assim os experimentos foram separados. ficando o fenômeno da Escada de Jacó mostrado a partir da bobina de automóvel e a Lâmpada de Plasma a partir de um flyback de televisão, tendo sido produzidos novos vídeos à respeito.
O primeiro vídeo mostrado abaixo demonstra o experimento denominado Escada de Jacó, que utiliza uma bobina elétrica de carro para produzir descargas elétricas. Ao percorrer um caminho ascendente em dois fios de arame a descarga ascendente forma o que se chama escada de Jacó. Quando uma alta tensão elétrica é aplicada entre os eletrodos (arames), o ar se ioniza quebrando a rigidez dielétrica e produzindo um plasma quente na base dos eletrodos. Esse plasma é condutor e, por ser quente, sobe até se romper na parte superior. Ao se romper, o intenso campo elétrico na parte inferior produz nova ionização do ar e outro arco se forma repetindo o ciclo.
 A escada de Jacó é um termo bíblico que diz respeito a um sonho do Jacó (personagem bíblica) sobre uma escada ligando a Terra ao céu utilizada por anjos.
O segundo vídeo mostra o experimento Lâmpada de Plasma montado a partir de um flyback e mosfet (tipo de transistor). A Lâmpada de Plasma diz respeito à ionização do gás dentro de uma lâmpada incandescente sob efeito de um campo eletromagnético intenso aliado à quebra de rigidez dielétrica, ocasionando as descargas elétricas entre o vidro e o eletrodo central bem como a cor azulada no interior do bulbo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário