terça-feira, julho 23, 2019

BRAÇO ARTICULADO COM ARDUINO


Este é o último post sobre os trabalhos realizados pelos alunos da EE Doutor Pedro Velho em 2017 quando da realização do Projeto Robótica na Escola. No projeto inicial havia a associação do braço com uma plataforma móvel, mas por sugestão dos alunos o braço deveria ser separado. Como não foi possível realizar isso, pois tive que me ausentar da escola e cidade (Pedro Velho) devido à aposentadoria em 2018, agora finalizo a apresentação do braço articulado, com adaptações, separado da plataforma móvel, já mostrado em post anterior como Robô Buscador.
Este projeto tem uma placa Arduino Uno, um shield extensor V5.0, led’s, buzzer, 4 servomotores e a estrutura em MDF (kit disponível no comércio) além de alguns materiais reaproveitados de sucata. Como fontes de energia possui uma de 9V para o extensor V5.0 com servomotores e outra de 5V para a placa Arduino Uno. O programa utiliza o controle remoto de um conversor digital da Lenox para controle do braço. A movimentação do braço articulado foi programada para ter limite máximo e mínimo de deslocamentos das partes móveis (servomotores). Esses limites são avisados por um led vermelho aceso e um sinal do buzzer. Também tem um led de cor distinta (verde, amarelo, branco e azul) aceso para cada servo acionado.
Abaixo temos um vídeo do projeto e uma imagem com link para o documento contendo a programação utilizada.
Para os alunos que participaram deste e dos demais projetos realizados durante os anos que lecionei na escola fica o desejo de sucesso e que o conhecimento adquirido durante nossos encontros, palestras e apresentações auxiliem na busca pelo sucesso no decorrer da vida estudantil e profissional.


Link para o documento aqui

4 comentários:

  1. Professor, entre em contato, é o Almir. Saudades rapaz,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almir entre em contato pelo email presente na página do blog. Um grande abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Professor Jonas, queremos te encontrar, para colocar os papos em dia. Vamos marcar um café?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilma entre em contato pelo email presente na página do blog. Um grande abraço e obrigado pela visita.

      Excluir