segunda-feira, julho 02, 2018

QUESTÃO ÚNICA - OBMEP 2018


Como costumo discutir pelo menos uma questão da OBMEP que seja comum aos três níveis e que tenha uma forma diferente de resolução das apresentadas pelos vídeos na internet e da própria OBMEP, neste post mostrarei uma outra maneira de resolver a questão número 10 do nível 3, 13 do nível 2 e 19 do nível 1.
A maioria das soluções apresentadas na internet incluindo o site da OBMEP, utilizam o Princípio da Contagem, outras Arranjo e Permutação. Acredito que para uma grande parte dos alunos do nível 1 essas soluções podem ficar sem serem compreendidas, assim vamos apresentar uma forma diferente de ver, entender e resolver a questão.

A questão: Um estacionamento tem 10 vagas, uma ao lado da outra, inicialmente todas livres. Um carro preto e um carro rosa chegam a esse estacionamento. De quantas maneiras diferentes esses carros podem ocupar duas vagas de forma que haja pelo menos uma vaga livre entre eles?

Antes de resolver temos que entender o português da questão. Quando se diz "pelo menos uma vaga” podemos ter 1, 2, ..., etc. Assim, se temos 10 vagas e 10 possibilidades de estacionar o carro preto, então teremos um quadrado 10x10 com todas as possibilidades de estacionamento (ver figura abaixo). Mas tem a condição de que tenha pelo menos uma vaga entre os dois carros (preto e rosa) que aparecem no estacionamento. Desta forma, no quadrado de possibilidades, teremos na diagonal principal as possibilidades de estacionamento do carro preto, nas diagonais vizinhas (brancas) teremos a condição sendo respeitada e, nas demais casas (rosas), as possibilidades de estacionamento para o carro rosa. Observando o quadro montado a solução fica mais clara, pois dos 100 quadrados (posições possíveis) devemos retirar os 18 brancos, que correspondem a condição imposta pelo problema de não ter vizinho para o carro preto, e os 10 pretos correspondendo as possibilidades de estacionar para o carro preto. Fazendo as contas teremos como resultado 72.



Nenhum comentário:

Postar um comentário