quarta-feira, março 06, 2013

FASE FINAL DO JOGO DE XADREZ


Após as fases Abertura (aqui ) e  Meio (aqui ) do jogo de Xadrez, encerramos agora essa série com a do Final do jogo. Nela, o rei, antes imobilizado e protegido na primeira ou última fileira do tabuleiro, entra no jogo como peça ativa e importante para se conseguir a vitória.
Também nesta fase do jogo outra peça adquire importância fundamental: o peão. É esta peça remanescente dos embates na abertura e meio do jogo que, auxiliado pelo rei, poderá ser  promovido e levar o oponente à  derrota. Para isso existem dois princípios básicos que devem ser seguidos:
1º) Ativar o rei movimentando-o para a zona onde se desenrola o embate, normalmente o centro do tabuleiro;
2º) Trabalhar com o peão passado ( peão livre para chegar à última casa da sua coluna ) garantindo uma vantagem decisiva para o sucesso na partida.
Uma forma de verificar se será possível promover determinado peão sem o ataque do rei adversário é a regra do quadrado. Esta regra diz que se o rei oponente está no quadrado do peão, pode evitar a promoção capturando-o, caso contrário o peão será promovido. Este quadrado do peão é formado com os lados iguais aos números de casas que faltam para a promoção incluindo a que ele se encontra. Um especial cuidado com esta regra é quando o peão estiver na sua casa inicial, pois poderá se movimentar duas casas. Neste caso o quadrado deverá ser formado a partir da casa seguinte como mostra a figura 1.

Figura 1
      Rei no quadrado,     Fora do quadrado,    Peão na casa inicial.
sem promoção.          com promoção.                                    
 

Como em muitas finais de partida a única peça disponível para auxiliar os peões é o rei, cumpre obedecer a uma regra básica que é deixar o rei posicionado diante do peão a ser promovido, guiando-o em busca da promoção e, ao chegar à penúltima casa antes da promoção, o peão não deve aplicar xeque, pois isto resultaria em um empate como mostra a figura 2 abaixo. Outro ponto importante durante a promoção nos finais de partida é a escolha da peça. Determinadas situações, como a mostrada na figura 3, a escolha de uma dama pode levar a um empate enquanto a escolha de uma torre a vitória.

Figura 2
O xeque do peão leva ao afogamento do rei e o empate.
Figura 3
A escolha da dama leva ao afogamento
do rei e ao empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário