quarta-feira, julho 25, 2012

SANTOS DUMONT

O dia 23 de julho passado foi lembrado por ter ocorrido o falecimento de um grande brasileiro no ano de 1932 - Alberto Santos Dumont. Morreu triste ao ver sua criação, o avião, sendo utilizada para a destruição, inclusive aqui no próprio país onde nasceu, pois durante a revolução constitucionalista de 1932 contra a ditadura de Getúlio Vargas, o avião também foi utilizado como arma de destruição, assim como foi na primeira guerra mundial.
Sua história é rica de fatos que só o engradecem perante o mundo, seja na pesquisa em busca de soluções para sua grande paixão - voar, seja como ser humano ao tomar partido pela humanidade em primeiro lugar. No primeiro caso suas realizações são amplamente comprovadas por fotos, vídeos e público presente, o que o leva a vencer a disputa com os irmãos Wright pelo primeiro voo com o avião mais pesado que o ar. No segundo caso, ao receber o prêmio por ter dado a volta na Torre Eiffel com um dirigível, deu metade aos que o ajudaram na concretização da tarefa - seus mecânicos e auxiliares - e a outra parte distribuiu com os mais de 3950 pobres de Paris. Não é a toa que uma das crateras da Lua foi registrada com o nome deste brasileiro ilustre justamente no centenário de seu nascimento - 20 de julho de 1973.
Quer saber mais sobre Santos Dumont e sobre a polêmica com os Irmãos Wright?, clique aqui. Abaixo uma imagem do avião 14 Bis, o primeiro motorizado mais pesado que o ar e um vídeo produzido por um projeto de ciência realizado na escola Prof. Gaspar em Monte Alegre, explicando como é possível um avião mais pesado que o ar voar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...