quinta-feira, julho 05, 2012

CÉU DE JULHO

No dia 20 de junho ocorreu o solstício de inverno para nós do hemisfério sul ( verão para o hemisfério norte ). Neste dia o Sol atinge em seu deslocamento aparente o ponto mais distante do equador, iluminando mais o hemisfério norte ( Trópico de Câncer ) do que o sul. Apesar do inverno, o tempo não fica chuvoso e com muitas nuvens, pois para nós aqui do nordeste, as chuvas acontecem normalmente entre os meses de março e maio, sendo assim, as observações do céu continuam muito boas, já que este ano o período de chuvas foi bem reduzido, provocando muito sofrimento entre os habitantes das regiões mais afastadas do litoral.
Neste mês continuaremos a observar os planetas Marte e Saturno entre o norte e oeste após escurecer, estando Marte já próximo de Saturno na constelação de Virgem, se afastando da constelação de Leão. No dia 24 de julho teremos a Lua próximo destes planetas e da estrela Spica da constelação de Virgem, possibilitando uma boa observação, pois nosso satélite estará entre as fases de lua nova e crescente.
O planeta Mercúrio continua visível, também ao entardecer, para quem tiver o horizonte oeste livre. Sua presença será de curta duração, pois seu ocaso será rápido.
Com relação aos planetas Vênus e Júpiter, que continuam visíveis ao amanhecer no horizonte leste, teremos a Lua próxima destes planetas e das Plêiades, aglomerado de estrelas já apresentado em um post anterior (aqui). Tanto os planetas como a Lua estarão alinhados com a estrela Aldebaran da constelação de Touro, entre os dias 14 e 15, estando a Lua entre as fases de quarto minguante e lua nova.
As imagens abaixo retiradas do soft Stellarium, retratam os eventos citados no texto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário