quinta-feira, novembro 14, 2013

MEDIDOR DE PRESSÃO RESPIRATÓRIA

Dia 11 do corrente mês um experimento foi apresentado aos alunos do turno vespertino – Medidor de Capacidade Respiratória. Esse experimento, como o próprio nome diz, mede a capacidade pulmonar de armazenar ar e a força dos músculos que atuam nos movimentos respiratórios, essencialmente os músculos Diafragma, Intercostais Internos e Externos.
A capacidade de armazenar ar nos pulmões tem a ver com a sua integridade e demanda respiratória. As pessoas que fazem atividades físicas que forçam os movimentos respiratórios ( inspiração e expiração ) mais intensos desenvolvem uma capacidade de armazenamento maior nos pulmões auxiliado pelos músculos diafragma e intercostais que ampliam a caixa torácica durante a inspiração e a reduzem na expiração. Pulmões com mais espaço no tórax e mais volumosos permitem um troca gasosa mais eficiente e, portanto, mais resistência nas atividades físicas como jogar uma partida de futebol com 90 minutos. Para essa verificação e outras relacionadas à respiração existe um equipamento clínico denominado Espirômetro.
O experimento montado para o teste na escola, e que se espelha no Espirômetro, não deve ser entendido como um equipamento científico, mas apenas uma montagem improvisada para dar uma ideia da importância de ter uma atividade física regulamentar e de uma boa respiração. Utiliza um manômetro de um esfigmomanômetro ( medidor de pressão arterial ) ligado a uma mangueira trançada resistente com uma ponteira. Esta ponteira era limpa com álcool sempre que se mudava o aluno ou aluna. O teste é feito ao verificar a força com que o ar soprado na mangueira pressiona o ar já presente no interior traduzido na deflexão no ponteiro do manômetro. A pressão apresentada no instrumento será diretamente proporcional ao volume de ar expirado pelos pulmões e a força com que é expulso pelos músculos diafragma e intercostais. Fica claro para os alunos que os adeptos da bebida exagerada, os fumantes e os que não fazem atividades físicas terão desempenho inferior neste tipo de teste, observando as diferenças entre faixas etárias e sexo.

Durante a apresentação no intervalo para a merenda ( imagens abaixo ), os alunos Rafael, Valber e Erick explicaram o teste e as contraindicações como: doenças respiratórias, doenças do coração, hipertensão e hipotensão e acidentes vasculares cerebrais entre outras. Esse experimento também será apresentado na Mostra Cultural do município de Pedro Velho, que se realizará no dia 29 próximo. 



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