domingo, dezembro 04, 2011

Pato ou coelho?

Em um post anterior tratou-se sobre ilusões e as falsas interpretações do nosso cérebro ( aqui ), fazendo-nos ver o que não existe, agora veremos um caso que é estudado na Psicologia.
Na imagem abaixo temos duas interpretações possíveis. Uma é que a figura representa um pato, pois esta posição é a que estamos acostumados a ver, quando estão na água. Outra possível interpretação é que a figura é um coelho, com as costas no solo. Esta variação na interpretação da figura é objeto de estudo de um ramo da psicologia denominado Gestalt, que diz que não podemos ter conhecimento do todo através das partes, mas sim das partes através do todo. Se já tivermos visto a forma inteira de um elemento ( o pato no seu meio comum ), ao visualizarmos apenas uma parte dele ( as asas ou o bico ), reproduziremos esta forma inteira na memória, concluindo ser um pato, desconsiderando outros detalhes que poderiam levar a uma outra conclusão ( é um coelho ). É uma forma de nosso cérebro economizar trabalho e energia, pulando etapas, tendendo  a concluir pelo elemento que mais se assemelha. 
No dia a dia e nos problemas de matemática, também podemos aplicar a máxima do Gestalt de que  primeiro precisamos entender o problema como um todo, para só depois encontrar as soluções que exigem cada parte que o compõem.

 



E você  o que está vendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário