sábado, setembro 10, 2016

ENGORDA DA PRAIA DE PONTA NEGRA

Não é fácil ver a praia de Ponta Negra hoje tendo-a visto ainda nativa sem esse calçadão de péssimo gosto que colocaram. Ainda por cima temos algumas construções abandonadas, inclusive banheiros, servindo para urinarem e defecarem ao redor, emporcalhando trechos da orla por onde caminham turistas e os próprios natalenses. Trocaram as pedras portuguesas alegando que o novo piso é mais correto ambientalmente e com isso tiraram algo que quebrava a feiura da poluição dos esgotos estourados e dos ambulantes. Agora o que temos é um calçadão dito mais ecológico, mas feio e sujo, principalmente quando chove e as bocas de lobo jorram esgoto por sobre esse calçadão sem vida, simplesmente por mal dimensionamento da rede. Árvores e jardins nem passaram perto das cabeças dos idealizadores deste atual calçadão, mas um piso ecológico sim, e lá se foi o calçadão de pedras portuguesas.
O surf, que era outro ponto forte na praia, hoje se encontra em estado lastimável. Os paredões dos prédios na orla e a perda de área para as pedras do enrocamento e calçadão destruíram o potencial da praia para ondas. O que temos agora é um fundo cheio de buracos e um vento sem direção certa por estar limitado pelos prédios. O surf agora é inconstante e de qualidade bem inferior. Restam-me as lembranças das seções épicas de surf dos anos anteriores antes das famigeradas intervenções na orla.

A esperança para o surf agora é a engorda da praia (veja matéria da Tribuna do Norte aqui.), embora eu já não tenha muita fé nessas intervenções na praia depois de ver sacos de ração com areia para barrar a força da maré (administração da prefeita Mycarla) e agora esgotos estourados, pedras servindo de criadouro de ratos do tamanho de gatos e banheiros e outras estruturas abandonadas pela orla (gestão atual). Segundo o projeto apresentado, a faixa de areia passará a ter 30 metros na maré cheia e cerca de 80 metros na seca.

Imagem atual do local conhecido como Escadaria.
Imagem do blog,do mesmo local, com as pedras portuguesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário