domingo, novembro 04, 2012

ZOOPLÂNCTON NA LAGOA DE CAPTAÇÃO DO JIQUI

Chama-se zooplâncton ao conjunto dos organismos aquáticos que não realizam fotossíntese e, portanto são consumidores de fitoplâncton ( algas ) ou de outros integrantes do zooplâncton. O vídeo foi preparado a partir de uma coleta na lagoa de captação da avenida Ayrton Sena, por volta das 12 horas da manhã do dia 31 de outubro. Uma parte da coleta foi colocada em uma placa similar a de Petri para culturas e a posterior observação em um microscópio, a outra deixada no recipiente de coleta. A filmagem e fotos foram  feitas usando uma câmera digital de 12.2 Megapixels a partir da ocular do microscópio.
O vídeo e as observações mostraram uma grande quantidade de zooplâncton e fitoplâncton presentes na lagoa. Uma abundância de Rotíferos ( Keratella sp, Brachionus sp, Trichocerca sp, Macrochaetus sp, entre os que consegui identificar ), Copepodes ( Ciclops sp e nauplius entre outros ), protozoários ciliados e radiolários, além é claro das algas fotossintetizantes ( Euglena sp entre outros ). Se por um lado a riqueza de espécimes é salutar, por outro pode ser sinal de que a lagoa pode estar com matéria orgânica proveniente de esgotos e, portanto bastante poluída. Como o cheiro na proximidade da lagoa e da água não é agradável, provavelmente o nível de poluição seja alto, no entanto, a comprovação disso caberá aos órgãos responsáveis pelo meio ambiente. 
Este trabalho servirá de auxílio para um grupo de alunos que participarão da feira de Ciências na escola Prof. José Fernandes Machado, relacionando o nível de nutrientes com o número de indivíduos presente na lagoa de captação ao lado da escola. A matemática como sempre ajudando a explicar e entender os acontecimentos importantes para nossa vida.

Radiolários
Placa contendo a amostra de água da lagoa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário