Como prometido em outro post ( aqui ), abaixo está um vídeo com lançamentos de foguetes feitos a partir de garrafas PET e água como propelente, sendo três lançamentos: um com paraquedas e dois sem. Estes lançamentos foram realizados na escola prof. José Fernandes Machado, durante aulas práticas do projeto Astro, que aborda assuntos básicos de astronáutica e astronomia.
O projeto que começou com sete alunos, agora próximo do fim, conta com apenas os alunos Jhonatas e Jidalton. As práticas de observação do céu noturno já estão na fase de uso do binóculo, que será seguida pelo uso do telescópio refletor. Já as práticas de lançamentos de foguetes continuarão no sábado pela manhã na escola. O projeto findará durante a Feira de Ciências que ocorrerá em novembro.
Com relação aos lançamentos de foguetes, o primeiro foguete produzido para as aulas práticas - MAC1 - depois de 12 lançamentos, foi perdido neste último sábado, dia 18, depois de lançado com sucesso. Após a abertura do paraquedas, o vento forte o levou para uma área de proteção ambiental fora dos muros da escola. Apesar da procura intensa de minha parte e do aluno Jidalton entre a vegetação densa repleta de espinhos e urtiga, não logramos exito e tivemos que desistir da busca. Este foi o segundo perdido nas aulas práticas, o primeiro foi o JH1 do aluno Jhonatas, que também foi perdido durante um lançamento noturno na escola. Vejam as imagens abaixo.
![]() |
Aluno Jidalton lançando o JDT1. |
![]() |
Aluno Jhonatas lançando o JH1, perdido após este lançamento. |
![]() |
O MAC1 primeiro foguete do projeto e perdido após 12 lançamentos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário