sexta-feira, agosto 03, 2012

ASTROFOTOGRAFIA - LUA CHEIA

A astrofotografia, nada mais é do que capturar imagens dos astros ou do espaço que os contém. O vídeo abaixo foi realizado a partir de algumas fotos retiradas da Lua em fase cheia, utilizando uma máquina fotográfica de 12.2 mega pixels, colocada em frente à objetiva do telescópio refletor newtoniano, com espelho de 150mm. Os telescópios refletores, diferentemente dos refratores ( lentes ), usam um espelho côncavo para capturar a luz que vem de fora, convergindo-a  para o foco. Neste foco é colocado outro espelho, só que plano, com o objetivo de direcionar a luz captada e concentrada, para a ocular, onde observamos as imagens. A ocular possui uma lente que amplia as imagens captadas. Normalmente os telescópios possuem uma luneta direcionadora montada sobre o tubo do telescópio. Ela facilita a observação ao localizar o objeto mais facilmente e direcionar o telescópio para o ponto certo ( veja imagem abaixo ). 
A observação da Lua é melhor na fase de quarto ( alguns dias antes, alguns dias depois ), quando fica possível ver com mais detalhes o relevo lunar, devido principalmente a luminosidade reduzida e o ângulo de iluminação mais inclinado ( a luminosidade atinge o relevo lateralmente ). Na lua cheia, esta iluminação é mais vertical e intensa, ofuscando a observação do relevo lunar.
Nas imagens abaixo, uma retirada do atlas lunar e a outra das fotos utilizando o telescópio, foi tentado identificar algumas crateras e planícies muradas, comparando com a imagem do atlas, mas a identificação foi prejudicada pela pouca qualidade da imagem capturada. Os dados colocados na imagem da máquina podem  não estar corretas, mesmo assim vale a observação comparada. Os termos oceanus, mare, sinus e pallus correspondem respectivamente a: oceano, mar, golfo e pântano.

Telescópio refletor de 150mm.

Imagem capturada pela máquina fotográfica.

Imagem do Atlas Lunar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário