Uma das questões da OBMEP, comum aos três níveis, que foi comentada aqui, se refere ao ordinal 2012º. Por desconhecimento, a leitura do número é feita como cardinal, que representa a quantidade relacionada ao número, contrariamente ao ordinal, que representa posição de ordenamento numa sequência.
A complicação para os ordinais começa com a elevação dos valores, o que leva muitos a os lerem como cardinais, seja pelo desconhecimento ou seja pela simplificação da leitura. Vejam os exemplos a seguir:
A complicação para os ordinais começa com a elevação dos valores, o que leva muitos a os lerem como cardinais, seja pelo desconhecimento ou seja pela simplificação da leitura. Vejam os exemplos a seguir:
5432ª pessoa - cinco milésima quadringentésima trigésima segunda pessoa
2012º ano - dois milésimos décimo segundo ano ( caso da questão da OBMEP )
Ou pode também usar ordinal no início ficando então:
2012º ano - o segundo milésimo décimo segundo ano
5432ª pessoa - a quinta milésima quadringentésima trigésima segunda pessoa
A tabela abaixo mostra alguns números cardinais e seus correspondentes ordinais. Para ampliar, clique na imagem.
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