quinta-feira, junho 07, 2012

AVENTURA NORTE: SÃO BENTO DO NORTE

Continuando nossas aventuras pelo litoral norte, agora estamos nas praias de São Bento do Norte e Caiçara do Norte. Nossa última aventura tinha sido para Galinhos e para as dunas de Galos já próximo do município de Caiçara do Norte ( clique aqui para ler a aventura ). 
Para chegar ao município de Caiçara e São Bento, fui de moto levando no bagageiro o sandboard, em janeiro de 2003. Primeiro pegando a velha conhecida BR 406, passando por João Câmara e logo em seguida a RN 120, que vai terminar nos municípios de Caiçara e São Bento. Ao chegar em São Bento, ou seria em Caiçara? - não sei dizer, elas se confundem em certo ponto - deixei minha moto em um posto de combustível onde reabasteci para não perder tempo na volta. Estas duas cidades estão tão ligadas a ponto de ao subir no farol, um lado do degrau está em Caiçara , o outro em São Bento. Bom, isso foi o que me disseram por lá, mas não subi no farol. Também me disseram que ele pertence aos dois municípios. 
Em frente ao farol tem a praia que recebeu o mesmo nome desta importante construção, guia das embarcações ao longo do litoral. Esta praia tem um ponta que produz uma ondulação onde se pode fazer um surf. Não é constante, mas o pessoal por lá mata a secura, principalmente entre janeiro e março, período em que o mar cresce. O surf não era minha intenção quando encarei esta aventura e sim as dunas. Na praia do farol tem uma duna que possibilita uns drops básicos, mas como é numa praia muita concorrida pelos moradores de Caiçara e São Bento, a duna é muito pisada e sempre tem gente subindo por lá, principalmente ao entardecer, quando se pode presenciar o Sol se pondo. Não era o que este aventureiro estava procurando. Resolvi caminhar no sentido de Galinhos, passando por dentro de Caiçara e pelos peixes sendo secados ao sol, característica do município. Já no final da cidade, encontrei a praia novamente e continuei minha caminhada em busca de dunas para dropar. Após uma boa caminhada sem ver algo com potencial, visualizei, ainda um pouco longe, a área por onde passei na aventura anterior -  dunas de Galos. Resolvi então voltar em busca de dunas no extremo oposto, para os lados de São Bento. Ao passar pelo farol, encontrei construções abandonadas que, segundo me falaram, foram obras realizadas pela prefeitura em área pertencente a Marinha e embargadas pela justiça. Teriam que ser demolidas. O que seria o terminal turístico, me parece de São Bento, teve que mudar de lugar, depois de muito dinheiro gasto. Êta brasilzão!!
Após passar pelo farol, agora na direção do município de Pedra Grande, também não vi dunas com bom potencial para me animar, embora não tenha andado muito nesta direção. Sabia que mais na frente encontraria a praia de Enxú Queimado, pertencente ao vizinho município de Pedra Grande. Esta praia não é muito conhecida por dunas e ondas, então resolvi voltar para São Bento, onde tinha deixado minha moto, meio desapontado com a aventura, mas conformado, pois é isso o que caracteriza uma aventura, você pode se dar muito bem ou muito mal, com variações para um extremo ou outro. No caminho pude aproveitar o bonito pôr do sol na praia do farol e o grande companheiro das minhas aventuras de final da tarde, o planeta Vênus. Ainda voltei uma outra vez para São Bento do Norte em busca da escola estadual onde poderia ensinar. Se desse certo iria morar lá por um tempo e checar o potencial de ondas no pico do farol, além das dunas pelo interior. Apesar de ter dado tudo certo na escola, não consegui uma casa para alugar, por isso tive que desistir de São Bento do Norte e fui parar em São Miguel do Gostoso, mas isso é assunto para outro post sobre aventuras pelo litoral norte.

Trecho desta aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário