O projeto do Xadrez nas turmas do EJA 4 e 5 e na 1ª série, turma A do Ensino Médio teve sua primeira fase já terminada com o trabalho valendo nota para a média do 1º bimestre. A 1ª fase constou de apresentação do tabuleiro, peças e suas movimentações, bem como o significado do xeque e xeque-mate. Na avaliação foram cobrados a arrumação do tabuleiro, identificação das peças e sua movimentação. Na segunda fase será apresentado os movimentos especiais e alguns xeques-mate mais comuns, além, é claro, de prática de jogo.
L. Tolstoi, célebre escritor russo e também um entusiasta do xadrez, concordava com Pascal, físico, matemático e também adepto do xadrez, quando este afirmava que quanto mais inteligente é um homem, mais caracteres diferentes ele percebe. É o mesmo no xadrez: um bom jogador vê a diversidade das partidas, um mau tem a sensação de que todas são iguais. Sendo assim, e concordando também com Tolstoi e Pascal, o blog apresenta desafios relacionados ao jogo, para reforçar o interesse e incentivar a prática do pensar.
O desafio abaixo é para descobrir qual a peça que está dando o mate, explicando por que o rei não pode escapar. Aos alunos das turmas envolvidas no projeto, este desafio valerá nota para a média do 2º bimestre e o último dia para enviar a solução através de comentários será 31 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário