sexta-feira, maio 11, 2012

CÉU DE MAIO

Neste mês, após o Sol se pôr, continuaremos a ver os planetas Vênus, Marte e Saturno, sendo Vênus no lado oeste, próximo a constelação de Órion; Saturno no leste próximo a constelação de Virgem e de sua estrela mais brilhante, Spica; Marte, já mais próximo do  Norte, próximo da constelação de Leão. Ao amanhecer, também poderá ser visto o planeta Mercúrio no leste, mas para ser visto não deverá ter obstáculos a frente, pois está muito baixo no horizonte.
No dia 06 tivemos o perigeu da Lua, a menor distância entre  ela e a Terra, embora a melhor observação tenha sido no dia 05, ao entardecer. Infelizmente não foi possível tirar uma foto devido as nuvens no horizonte. A trajetória da Lua ao redor da terra tem a forma de uma elipse, sendo o ponto mais próximo do foco Terra chamado de perigeu e o mais distante de apogeu.  
Este mês também disponibilizaremos um widget das fases da lua no blog. Será mais um item, junto com o planisfério, para auxiliar os visitantes e, mais especificamente, os alunos que participarão do projeto ASTRO que acontecerá na escola. Este projeto terá como objetivo difundir conhecimentos básicos de astronomia, utilizando para isso aulas teóricas e práticas com planisférios manuais, planisférios no computador e um telescópio refletor de 150 mm. As práticas serão na área verde da escola, próximo ao campo de areia e no horário compreendido entre 17:30 e 18:30 horas. Este grupo será responsável por difundir o conhecimento adquirido na Feira de Ciências, que acontecerá no segundo semestre, apresentando projetos relacionados à astronomia, incluindo aí, é claro, a visualização do céu com o telescópio.
Abaixo imagem do céu obtida com o programa Stellarium, mostrando o céu no dia 28 de maio às 18:25 e o de hoje às 18:00 horas. Na primeira, os planetas Marte - próximo da Lua em fase crescente, e Saturno. Além desses planetas e constelações, é visível também o satélite artificial AKARI ( ASTRO F ), assinalado com uma seta, e lançado pelo Japão, que tem função de coletar dados de formação de estrelas e radiação cósmica entre outras. Estes satélites são visíveis a olho nú, em horários após o Sol se pôr ou antes dele nascer. Eles refletem a luz solar, que possibilita sua visualização como um ponto luminoso se movendo vagarosamente no céu noturno. Na segunda imagem temos o planeta Vênus próximo a constelação de Órion, o caçador, que aponta seu arco para a constelação de Touro, não mais visível. Para visualizar melhor as imagens clique sobre elas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário