Dia 19 é comemorado o dia do Índio. Na verdade este dia 19 na maioria das vezes passa despercebido devido ao feriado do dia 21 ( Tiradentes ). Hoje, nem mesmo os índios desejam ser índios e viver como índios. Viver na natureza é bom, mas ter uma casa, moto, carro, internet, roupas de marca é melhor ainda. Em entrevista à revista Scientific American, o cacique Raoni, junto à outros caciques da região do Xingu, reclama da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e do desinteresse da juventude índia. Ao responder uma pergunta sobre o comportamento dos jovens na aldeia, afirma que eles não querem seguir os ensinamentos dos mais velhos e nem mesmo querem ser pajés ou usar os remédios dos índios. Para ele a cultura do povo indígena corre o risco de sumir ( clique aqui para ler a entrevista na íntegra ).
Se a cultura pode sumir, como diz o cacique, a classificação como índio não. É ela que garante terras, entre outras vantagens, para eles poderem ter a cultura dos brancos e agirem como brancos. Ao se portarem desta forma, demonstram que já assimilaram a cultura do brasileiro de hoje - Saber levar vantagem, não importa por quais meios.
A ignorância e a falta de ética estão acabando com o Brasil, independente de serem índios, brancos ou negros, nada está escapando desta praga. No judiciário, ministros do Supremo estão discutindo como se fossem vândalos e juízes roubando e corrompendo sem o menor constrangimento; No executivo, todo dia tem denúncia sobre alguém do governo ou ligado ao governo envolvido em casos de desvio de dinheiro e corrupção. Não nos resta muitos exemplos de ética, pois no Legislativo, terceira esfera do poder de um regime dito democrático, os políticos estão tão desacreditados que já se tornaram sinônimos de desonestos e corruptos. A única esperança é mudar a cara do Legislativo, transformando em um efeito cascata, o Executivo e o Judiciário nos três níveis de governo - Federal, Estadual e Municipal. Não será fácil, sabemos disso, mas se deixarmos a esperança de mudanças morrer, o que nos restará?, por isso defendo o voto distrital, como forma de melhorar a natureza péssima destes atuais congressistas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário