domingo, novembro 06, 2011

XADREZ 2

Dando continuidade ao nosso assunto Xadrez, vamos aprender como se movimentam e se posicionam as peças deste jogo.


Torre:

A torre se movimenta nas direções ortogonais, isto é, pelas linhas (horizontais) e colunas (verticais), não podendo se mover pelas diagonais. Ela pode mover quantas casas desejar pelas colunas e linhas, porém, apenas em um sentido em cada jogada e sem pular qualquer peça. Ao tomar uma peça adversária, assume o local dela. 

Bispo:

O bispo se movimenta nas direções diagonais, não podendo se mover pelas ortogonais. Ela pode mover quantas casas desejar pelas diagonais, porém, apenas em um sentido em cada jogada e sem pular qualquer peça.  Ao tomar uma peça adversária, assume o local dela. 

Dama (Rainha):

A Dama (Rainha) pode movimentar-se quantas casas queira, na diagonal, na vertical ou na horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada  e sem pular qualquer peça.  Ao tomar uma peça adversária, assume o local dela. 

Rei:

Pode mover-se em todas as direções, mas limitado a uma só casa.  Ao tomar uma peça adversária, assume o local dela. Contudo, só poderá fazer esta tomada ou qualquer outro  movimento, desde que não fique ameaçado por peça oponente.

Peão:

O peão é a única peça que nunca retrocede. Nesse caso ele pode "escolher" entre "andar" uma ou duas casas na mesma coluna. Passou da segunda fila, não mais pode se deslocar duas casas. No entanto, quando vai capturar uma peça, seu movimento é diferente: ele desloca-se na diagonal, andando apenas uma casa, sempre para frente. O peão não pode capturar para trás e não captura peças que obstruam o seu caminho.

Cavalo:

O movimento do cavalo corresponde ao movimento em "L", ou seja, anda duas casas em linha reta e depois uma casa para o lado. O Cavalo goza de uma liberdade especial em seu movimento, podendo pular qualquer peça, inclusive as do adversário. Captura as peças adversárias que estejam em sua casa de chegada, mas não pode ir para uma casa ocupada por uma peça amiga.
Arrumando o Tabuleiro:
Ao colocar um tabuleiro diante de si, a casa branca ou a mais clara, deve estar sempre à sua direita. Veja o exemplo abaixo:


No próximo post sobre o assunto, veremos alguns movimentos especiais e a solução do desafio anterior ( ver aqui ), se ninguém conseguir resolvê-lo.

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