domingo, setembro 15, 2013

AS GARÇAS VAQUEIRAS

Dia 22 de setembro iniciará a estação da primavera para o hemisfério sul, isto é, o Sol estará passando pelo equador indo em direção ao Trópico de Capricórnio. Esta passagem pelo Equador ( movimento aparente do Sol ) é denominado de equinócio e pelos trópicos de Capricórnio e Câncer, solstícios. Assim, a partir de setembro, o Sol começará a aquecer mais o sul, se afastando do norte, é o início da primavera aqui e do outono por lá. É nesta época que começam as migrações de aves como andorinhas ( Notiochelidon cuanoleuca ) e garças entre outras. Aqui no nordeste, em especial Pedro Velho/RN, as garças vaqueiras ( Bubulcos íbis ) já chegaram. Ao amanhecer podemos avistar bandos desta espécie sobrevoando a cidade saindo dos locais de dormida e reprodução para se alimentarem retornando ao entardecer.
Essa espécie se tornou praga no arquipélago de Fernando de Noronha onde, por falta de predadores, se multiplicou rapidamente e está prejudicando outras espécies endêmicas da região, seja competindo por espaços ( atobás – Sula sula ) ou sendo predadores de outras espécies ( lagartos mabuia – Euprepis atlanticus ). Outro problema sério causado pelo número excessivo das garças vaqueiras é o risco para a aviação, pois a colisão das aeronaves com estas aves, em grande número no arquipélago, podem causar acidentes. Por conta disso, existe um programa para controle e redução da população desta espécie invasora.
Aqui no Brasil continente, ela não tem causado problemas, estando sempre em pastagens, acompanhando o pastoreio do gado e se alimentando de insetos e pequenos vertebrados como peixes e rãs. Além do mais, pelo menos aqui no nordeste, ela tem tido predadores, como cachorros-do-mato ( Cerdocyon thous ) e carcarás ( Caracara plancus ). Para saber mais sobre a garça vaqueira clique aqui.

Bandos de garças vaqueiras passando pela cidade de
Pedro Velho/RN ao amanhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário