Após as fases Abertura (aqui ) e Meio (aqui ) do jogo de Xadrez, encerramos
agora essa série com a do Final do jogo. Nela, o rei, antes
imobilizado e protegido na primeira ou última fileira do tabuleiro, entra no
jogo como peça ativa e importante para se conseguir a vitória.
Também nesta fase do jogo outra peça adquire importância
fundamental: o peão. É esta peça remanescente dos embates na abertura e meio do
jogo que, auxiliado pelo rei, poderá ser
promovido e levar o oponente à
derrota. Para isso existem dois princípios básicos que devem ser
seguidos:
1º) Ativar o rei movimentando-o para a zona onde se
desenrola o embate, normalmente o centro do tabuleiro;
2º) Trabalhar com o peão passado ( peão livre para chegar à
última casa da sua coluna ) garantindo uma vantagem decisiva para o sucesso na
partida.
Uma forma de verificar se será possível promover determinado
peão sem o ataque do rei adversário é a regra do quadrado. Esta regra diz que se
o rei oponente está no quadrado do peão, pode evitar a promoção capturando-o, caso contrário
o peão será promovido. Este quadrado do peão é formado com os lados iguais aos
números de casas que faltam para a promoção incluindo a que ele se encontra. Um
especial cuidado com esta regra é quando o peão estiver na sua casa inicial,
pois poderá se movimentar duas casas. Neste caso o quadrado deverá ser formado
a partir da casa seguinte como mostra a figura 1.
Figura 1
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Rei no quadrado, Fora do quadrado, Peão na casa inicial. sem promoção. com promoção. |
Como em muitas finais de partida a única peça disponível
para auxiliar os peões é o rei, cumpre obedecer a uma regra básica que é deixar
o rei posicionado diante do peão a ser promovido, guiando-o em busca da
promoção e, ao chegar à penúltima casa antes da promoção, o peão não deve aplicar
xeque, pois isto resultaria em um empate como mostra a figura 2 abaixo. Outro
ponto importante durante a promoção nos finais de partida é a escolha da peça.
Determinadas situações, como a mostrada na figura 3, a escolha de uma dama pode
levar a um empate enquanto a escolha de uma torre a vitória.
Figura 2
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O xeque do peão leva ao afogamento do rei e o empate. |
Figura 3
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A escolha da dama leva ao afogamento do rei e ao empate. |
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