sábado, setembro 01, 2012

LUA AZUL

No dia 31 de agosto aconteceu a famosa lua azul que não é azul. Sim, a Lua naturalmente não é azul. Algum tempo atrás ela foi observada nessa cor devido a nossa atmosfera estar impregnada de partículas de poeira produzida pela erupção do vulcão Krakatoa na Indonésia, em 29 de agosto de 1883 ( clique aqui para saber mais sobre a erupção ). Uma nova lua azul também foi observada durante um grande incêndio na floresta do Canadá em 1951. Esse material particulado funcionou como um filtro, deixando a Lua na cor azul. Quando a atmosfera foi perdendo esse material poluente, a Lua foi retomando sua cor original, mas a denominação ficou, agora ligada a segunda lua cheia do mês. Esse fato acontece a cada 2,7 anos e a próxima só acontecerá em julho de 2015. Devido ao período lunar ser de 29,5 dias, o único mês em que não poderá ocorrer a lua azul é o de fevereiro por ter apenas 28 ou 29 dias, não atingindo os 29,5 dias necessários.
Também neste dia, aconteceu o funeral do primeiro homem a pisar na Lua, o astronauta da Apollo 11 Neil Armstrong, que faleceu no último dia 25. É dele a famosa frase:" Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade".
Para registrar o acontecimento da lua azul, abaixo tem uma imagem retirada a partir de um telescópio refletor de 150mm, com ocular PL25mm e uma câmara de 12,2 mega pixels. A imagem foi registrada por volta das vinte horas deste primeiro dia de setembro e a cor foi conseguida usando programas de melhoramento de imagens e um filtro improvisado. Em destaque a cratera de Tycho, próxima ao Polo Sul da Lua., com seus raiamentos, resultado de material ejetado à longa distância após o impacto.  Nesta região a NASA pretende procurar água congelada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário