terça-feira, novembro 15, 2011

Malthus e os 7 bilhões de habitantes

Somos hoje mais de 7 bilhões de habitantes, considerando apenas os humanos. Thomas Malthus, economista britânico que em 1798, defendeu que a população cresceria em progressão geométrica enquanto que a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética, foi muito criticado na época, principalmente por que sua teoria era que no final se recuperaria o equilíbrio devido à fome, morte e restrições impostas pelo governo aos pobres. Os Neomalthusianos, continuam com    a mesma teoria, modificada e adaptada. Agora o aumento da população ainda em PG,  levará ao subdesenvolvimento e aumento de encargos sociais, enquanto que a produção, em PA, não terá como avançar muito mais em tecnologia e áreas agriculturáveis, devido a preocupação com o meio ambiente ( destruição de florestas e aquecimento global ). Malthus em 1758 não levou em consideração o desenvolvimento tecnológico e o aumento de áreas para agricultura, já os Neomalthusianos fizeram seus cálculos levando em consideração estes fatos. Mas o amanhã muda muito e, a princípio não existe limite para a criatividade humana, nem tão pouco para a natureza reagir de maneira nada agradável para os habitantes, principalmente os humanos. Abaixo um exemplo do crescimento em PA e PG, considerando a mesma razão de crescimento igual a 2 ( exemplos sem rigor científico, apenas para comparar os crescimentos).
Alimentos: PA ( 2,4,6, 8, ... )  
Habitantes: PG ( 2,4,8,16, ... )
Considerando cada valor correspondente a um ano, quais os valores para o vigésimo ano nas duas sequências?
Use a fórmula   R = 2 + ( 20 - 1 ) x 2  para alimentos;

Use a fórmula   R = 2 x 2^ ( 20 - 1 )  para habitantes ( o simbolo ^  significa elevado a potência ).

Compare os resultados e tire suas próprias conclusões.

Habitante de número 7.000.000.000 das Filipinas
  

2 comentários:

  1. Eu entendi Prof. que haverá um grande desequilíbrio entre habitantes e comida no futuro, por conta da devastação do meio ambiente e do crescimento de mais e mais pessoas, e até os países subdesenvolvidos vão sofrer com isso,tudo por conta das ações do homem mesmo. Os resultados são para alimentos um total de 40 e para habitantes um total de 1048576. Brigadão por participar do seu site,
    Steveson

    ResponderExcluir
  2. Nos meus cálculos deu para alimentos 40 e para habitantes 1048576. Isso quer dizer que, segundo os cálculos de Malthus, a falta de comida aliada a desigualdade social, fará com que o governo estabeleça restrições para a população e com isso as pessoas mais pobres seriam com certeza as que mais sofreriam com tal acontecimento. Isso, é claro, não teria chance de acontecer, pois os cientistas, graças ao avanço tecnológico, encontrariam uma solução.
    Johan

    ResponderExcluir